+55 (19) 3478-8777
As 7 Vertentes do Linho
- Por

1ª Vertente: HISTÓRIA

O linho é um dos mais antigos tecidos conhecidos pelo homem, registros mostram que o mesmo é usado em roupas desde 8.000 aC.

Popular no Egito antigo, como vestuário, fez com que os fenícios exportassem para a Europa entre os séculos 12 e 8 aC, onde começou a tradição de produção de linho nesse continente.

É feito a partir das hastes da planta de linho e foi amplamente utilizado, no processo têxtil, muito antes do algodão e outras fibras.

A fibra era fundamental para a antiga sociedade egípcia, reverenciada pelas tribos de Israel, produzida na Irlanda do século XII e hoje tem muitos mercados bem estabelecidos em toda o mundo.

Desde então, o linho se integrou na sociedade como um tecido sofisticado, bem como uma ferramenta utilitária, usada redes de pesca e cordas.

 

2ª Vertente: PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Devido à sua durabilidade e resistência, os fios de linho são utilizados nas mais diversas confecções, encontram-se vestuários, roupas de cama e decoração (estofados, cortinas, almofadas e outros).

A história duradoura do linho acompanha a durabilidade das próprias fibras, já que é a única fibra que é mais forte molhada do que seca.

 

3ª Vertente: CONCEITO SUSTENTÁVEL

O linho está entre os tecidos mais ecológicos que existem, pois é preciso poucos produtos químicos em sua produção, quase não há desperdício de material durante a confecção dos fios posto que o que não é utilizado pode ser aproveitado em outras indústrias, como papel e cosméticos, e o próprio cultivo é renovável, não inutilizando a terra onde é plantado.

Para produzir o tecido de linho, apenas as melhores fibras são usadas, mas outras partes não são desperdiçadas, e,  justamente por isso, o tecido de linho é considerado ecológico e a planta de linho é muito apreciada.

As partes remanescentes – sementes de linhaça, óleo, palha e fibras de baixa qualidade são usadas na produção de uma ampla gama de produtos: sabão, papel e até mesmo ração saudável para gado.

 

4ª Vertente: CARACTERÍSTICAS

As 3 principais características do linho são: conforto, sofisticação e elegância.

A história retrata que o linho era tão valorizado que, que além de fazer parte das vestimentas de gala dos faraós, as múmias egípcias também eram enroladas em tecido puro dessa matéria prima.

 

5ª Vertente: MENÇÃO DO LINHO NA BÍBLIA

O linho era de grande importância para os antigos israelitas e também é mencionado no Novo Testamento.

O Tabernáculo, o local de culto mais sagrado para os israelitas, era adornado com cortinas feitas de linho.

Quando o sumo sacerdote Arão entrou no Tabernáculo, vestiu um casaco de linho e cinto.

O Novo Testamento afirma ainda que os sete anjos que seguravam as mãos no passado e no futuro da humanidade usavam linho puro e branco, e no Livro das Revelações, os escolhidos para a vida eterna e a felicidade serão adornados com linho fino.

 

Também acredita-se que Jesus Cristo foi sepultado em uma peça de linho, até hoje conservada – o Sudário de Turim, ou o Santo Sudário – o tecido apresenta a imagem de um homem de 1,83m de altura que parece ter sido crucificado, com feridas consistentes com as que Jesus sofreu antes de sua crucificação no relato bíblico.

Desta forma, as primeiras referências a um possível sudário surgem na própria Bíblia. O Evangelho de Mateus (27:59) traz que José de Arimateia envolveu o corpo de Jesus Cristo com “um pano de linho limpo” e João (19:38-40) descreve o evento, relatando que os apóstolos Pedro e João, ao visitar o túmulo de Jesus após a ressurreição, encontraram os lençóis dobrados.

 

6ª Vertente: LINHO NO BRASIL

No Brasil, durante a década de 80, o linho ganhou novas texturas, cores e estampas; que fizeram um enorme sucesso na moda brasileira, agradando tanto o público masculino, quanto ao feminino.

 

7ª Vertente: SEMPRE NA MODA

Apesar de ser um tecido usado ao longo de milênios, a indústria têxtil ainda encontra usos inovadores para ele, fazendo com que esteja sempre na moda.

Temos o caso do linho “Fil a Fil” ou  “Sanjeant” com aspecto de índigo.

 

Artigo postado no blog de Tendências, site da MOLINA TÊXTIL, para apreciação dos nossos clientes e internautas visitantes.

 

#Linho_MOLINA_Têxtil